quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Pão dos anjos

As minhas lembranças mais remotas dos anjos em minha vida são da oração para o anjo da guarda, acho que a primeira que a maioria das crianças aprende.
Na época da escola católica (dos seis aos catorze anos) queria ser escolhida para ser um dos anjos que coroava Nossa Senhora de Fátima em maio. Nunca fui, minha irmã sim e achava uma injustiça porque achava que ela era mais travessa que eu,rs.
Não fui escolhida mas me vesti de anjinho numa procissão de São Pedro. E flutuei literalmente, eu explico.Minha avó preparou uma coroa de flores delicadas e brancas, mas apertou demais e no meio da procissão eu senti uma sensação estranha como se estivesse nas nuvens, quase desmaiei, fui salva pela minha mãe que me tirou o adorno dos cabelos.
O tempo passa mas algumas coisas marcam nossa vida. Minha amiga Natália me apresentou a uma novena dos anjos. Quando fazia as orações tinha esperança de ser atendida, mas também ficava em dúvida,confesso. Meu anjo da guarda, sempre alerta, estava ali ao meu lado.
Se quiser conhecer a oração clica aqui.
Mas e o pão? Bom o site ensinava a fazer um pão dos anjos como forma de agradecimento e foi aí que descobri a receita de pão mais gostosa que jamais fiz. É macio,saboroso e ajuda a tornar o mundo melhor.
"Pão dos Anjos"


Rendimento: 2 pães grandes
Tempo de preparo: 3 horas e meia

Ingredientes

1 colher(sopa) de fermento seco
300 ml de água
1/2 xícara (chá) de mel
1 colher ( sopa) de sal
120 ml de óleo
5 a 6 copos ( de 200 ml) de farinha de trigo integral fina

Preparação

Dissolva o fermento em pequena quantidade de água morna. Quando ficar bem espumoso ( aprox. 10 min.), misture com mel, o sal e óleo. Acrescente a água restante e metade da farinha. Misture bem. Vá colocando mais farinha aos poucos, até que a massa fique macia, sem agarrar nos dedos. Amasse. Cubra com um guardanapo e deixe descansar mais ou menos 2 horas ( o volume da massa deve dobrar). Amasse por 2 minutos e deixe crescendo por mais meia hora. Faça os pães, colocando-os em forma untada e deixe crescer novamente, até que dobrem de tamanho. Asse-os em forno quente e tire das formas logo após saírem do forno.

Aqui em casa foi um sucesso e já entrou na lista das minhas receitas preferidas.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...