segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Bombocado: um dos doces preferidos do meu pai


Meu pai é um apaixonado por doces. Se não controlarmos come sem moderação. Gosta especialmente de bombocado, mesmo aqueles mal feitos e com excesso de farinha.
Eu confesso que não gosto muito, mas quando vi essa receita no Blog Doces Regionais achei que era uma receita das boas. Não me enganei. É finíssimo e lembra até uma tigelinha porém mais encorpada.

Não fiz nas forminhas como indica a receita, usei uma forma grande como podem ver na foto. Desenformei no prato (que ganhei há muitos anos de presente da minha avó Anita) ainda morno.

Ingredientes:

1 chávena de leite de coco puro
1 colher (sopa) de farinha
1 colher (sopa) de manteiga, derretida e fria
2 chávenas de açúcar
4 ovos
5 gemas
6 colheres (sopa) de queijo curado, ralado fino (usei parmesão ralado na hora)

Confecção:
Misture bem as claras e as gemas, previamente coadas. Acrescente o açúcar, a farinha e o leite de coco, misturando bem após cada adição. Em seguida, passe esta mistura por um coador, para afilar a massa. Junte, então, a manteiga e o queijo, misturando novamente os ingredientes.
Deite a massa em forminhas, untadas com manteiga e polvilhadas com açúcar. Diponha as taças num tabuleiro e leve a cozer, em banho-maria, em forno moderado, durante cerca de 25 minutos. Desenforme os bolos enquanto estiverem mornos e ponha-os em forminhas de papel e celofane.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...